Recentemente, tivemos o prazer de participar do evento Tendências na Arquitetura e Paisagismo, no Ville Sainte Anne, com a palestra intitulada “Tendências na arquitetura e paisagismo”. Foi uma oportunidade única para explorar uma visão da arquitetura que se propõe a ir além das formas e estilos marcantes, valorizando uma abordagem que respeita e responde às sutilezas da vida cotidiana e das características únicas de cada morador. A ideia de arquitetura silenciosa reflete o conceito de um lar que expressa verdadeiramente a vida dos que ali habitam, sem excessos, mas com profundidade e sensibilidade.
Uma arquitetura que “fala alto” frequentemente negligencia aspectos fundamentais como a posição solar, a integração com o entorno e as necessidades individuais dos moradores. Esse tipo de projeto pode resultar em uma casa mais cara, com altos custos de manutenção, devido a elementos desnecessários e pouco funcionais. Em contrapartida, uma arquitetura silenciosa incorpora um senso de bom senso e equilíbrio, respondendo de forma cuidadosa e econômica às necessidades e ao estilo de vida de seus ocupantes. Seja minimalista, festeiro, gourmet ou criativo, cada perfil merece uma casa que o represente de forma autêntica e honesta.
O conceito de uma arquitetura silenciosa vai além da estética; ele permite a transcendência e promove o belo através da simplicidade e funcionalidade. Essa abordagem é marcada por sua capacidade de dividir o protagonismo com o paisagismo, o design de interiores e a iluminação. Em vez de chamar atenção por si só, ela cria um cenário harmonioso onde cada elemento do espaço contribui para a experiência completa.
Na Xok, somos escutadores, não faladores. Priorizamos o ato de ouvir, permitindo que as inspirações e a personalidade singular de cada cliente se tornem a base do projeto. Em cada detalhe, buscamos criar lares que, silenciosamente, refletem e celebram a essência de quem os habita.
Bruno Turola Felicio