Em 2023, participamos do desenvolvimento do empreendimento Grandverse Place, localizado na cidade de Uberlândia-MG. Projeto o qual tivemos a oportunidade de explorar os fatores determinantes que direcionam todo o processo criativo até a concepção da fachada: o contexto urbano, a funcionalidade do edifício e a identidade visual.
Respeitar e dialogar com seu entorno, a fim de valorizá-lo, refletindo a identidade do projeto e se alinhando ao seu público, para nós, é algo imprescindível. Cada edifício, através de sua fachada, contribui para a dinâmica visual e social da cidade. É uma ponte que conecta os habitantes ao contexto, enriquecendo a experiência de quem transita e vive a cidade.
Uma fachada bem concebida deve apresentar uma estética equilibrada e coerente, que transmite com clareza a personalidade do empreendimento, onde os elementos aplicados são lidos em conjunto, onde se complementam. Acreditamos que esse seja um dos maiores desafios, onde cores, formas e texturas precisam dialogar de maneira harmoniosa, criando uma imagem agradável, sem ruídos e convidativa, imprimindo a essência do produto.
Temos observado uma tendência das fachadas deixarem de ser meramente estéticas para abraçar uma função mais complexa e personalizada. Ela não apenas agrega valor estético, mas também deve atender aos aspectos técnicos e funcionais, sempre respeitando a viabilidade construtiva.
Estamos em um momento de olharmos para as alternativas sustentáveis e para a ampla gama de possibilidades que o mercado nos oferece. Explorar o que tem de melhor, com composições e uso de elementos que integram durabilidade, eficiência térmica e impacto visual. E a tendência é estarmos comprometidos cada vez mais com um pensamento racional e consciente, atentos às mudanças climáticas, temperatura e até às movimentações urbanas.
Diante de todos esses aspectos, nosso compromisso enquanto arquitetos é oferecer uma fachada bem resolvida, que comunica visualmente o propósito e o estilo do edifício.
Por Julhia Bernardo e Matheus Badra.
Tendencias e apostas da arquitetura
O mercado de arquitetura está em constante transformação, refletindo as mudanças no comportamento das pessoas, na tecnologia e nas necessidades urbanas. O que antes era visto como tendência, hoje já é uma realidade, e o que está surgindo agora aponta para um futuro...