Os 7 Desafios de Projetar Torres Residenciais

mar 1, 2024 | Arquitetura | 0 Comentários

Os projetos arquitetônicos de torres e prédios, sejam eles comerciais ou residenciais, desempenham um papel fundamental na configuração e transformação do ambiente urbano. Essas estruturas não apenas proporcionam espaços funcionais para atividades diversas, mas também contribuem significativamente para a identidade visual e cultural de uma cidade, ou seja, desempenham um papel crucial na evolução e na definição dos espaços urbanos.

A arquitetura moderna busca equilibrar estética, funcionalidade e sustentabilidade, desafiando os limites da inovação para criar espaços que atendam às necessidades da sociedade contemporânea. Nesta busca incessante pela excelência, os arquitetos enfrentam desafios complexos, considerando não apenas as demandas pragmáticas, mas também a harmonia estética e a integração com o entorno.

Para exemplificar, nós da XOK, escolhemos os sete desafios de projetar uma torre residencial, começando pelo estudo de viabilidade. Nesse momento nós fazemos uma relação de áreas adequada da área privativa com a área construída. Essa é a primeira oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, fazer uma implantação, estudo de massa legal no terreno e ainda propor alguma planta que marque o cliente.

Tendo a viabilidade técnica e financeira, chegou a hora de conhecermos o fluxograma do projeto. É aí onde nós vamos estabelecer com clareza as pessoas envolvidas, as tarefas, um layout legal de fluxo de projetos. O Projeto vai começar pelo briefing, sendo essencial nele envolva os produtos, os itens desejáveis, as certezas, aquilo que não pode deixar de ter, o público e ao mesmo tempo ter a presença da construtora para entender o sistema construtivo, entender as premissas e ainda o olhar do arquiteto. O empreendimento, o repertório.

A próxima etapa é o estudo preliminar. São definidas as plantas do empreendimento. O ideal é sempre começar do zero, trazer plantas inovadoras, inspiradoras e coroadas por uma fachada, com uma identidade única, algo que traga inovação, algo que traga um frescor que não caia na mesmice.

Passando dessa fase, nós vamos chegar no projeto de prefeitura. Aqui, o escritório de arquitetura é importantíssimo. Um dos desafios é ele ter conhecimento, ter capacidade, ter o profissionalismo de acompanhar a aprovação desse projeto nos órgãos públicos.

O próximo desafio também tem a ver com conhecimento e experiência, que é o detalhamento do projeto, pré-executivo, compatibilização de projetos, coordenação. A XOK está preparada para fazer todo o detalhamento do projeto em BIM ou em AutoCAD e, inclusive, tem profissionais gabaritados que podem fazer a coordenação e a compatibilização dos projetos.

O sétimo* e último desafio é conseguir ter o olhar para todas essas fases de projetos. Ter projetos criativos, inovadores, com identidade. Ao mesmo tempo, conseguir realizar essa entrega. Saber garantir a relação de área construída e área privativa. Conseguir aprovar na prefeitura. Conseguir fazer um detalhamento, entregar um projeto executivo que dê condições da obra andar com uma regularidade adequada e que seja surpreendente.

Neste contexto, exploramos os elementos-chave que permeiam os projetos arquitetônicos de torres e prédios residenciais, examinando como essas estruturas possuem um tipo de projeto altamente complexo, sendo de extrema relevância a atuação de um escritório de arquitetura preparado e qualificado para atender a esse nível de demanda e qualidade.

Venha para XOK Arquitetos & Associados.

Artigos Relacionados

Certificação LEED: Projeto Beaumont

Certificação LEED: Projeto Beaumont

O edifício Faria Lima 3500 é considerado um dos edifícios mais modernos e inovadores da cidade de São Paulo. O prédio foi inaugurado em 2012, e possui diversas certificações de sustentabilidade: Leed CS Gold Leed CI Gold Leed EB O+M Gold Leed EB O+M Platinum. O Faria...