Seminário Internacional Narrativas Arquitetônicas

nov 6, 2023 | Arquitetura, Interiores, Materiais, Tecnologia | 0 Comentários

Nessa semana, nós da Xok, estivemos em SP, para participar da segunda edição do Seminário Internacional Narrativas Arquitetônicas sobre práticas contemporâneas, que trouxe para São Paulo o arquiteto e professor Yoshiharu Tsukamoto para duas palestras no MuBE nos dias 30 e 31 de outubro, com organização impecável de Gabriel Kogan.

Ao lado de Momoyo Kaijima, Tsukamoto fundou o Atelier Bow Wow e provocou uma verdadeira revolução na arquitetura a partir do final dos anos 1990 com suas pesquisas urbanas sobre edifícios populares, vernaculares e de autorias anônimas. Disso nasceram os livros Made in Tokyo (2001) e Pet Architecture (2002). Logo depois, a dupla formulou as bases da ciência Behaviorology, voltada ao estudo dos comportamentos de seres humanos, prédios e fenômenos naturais. Suas arquiteturas partem de situações e tecnologias existentes a fim de respeitar contextos locais e inteligências construtivas já utilizadas em cada região. Atualmente coordena laboratório de pesquisa sobre Behaviorology na Tokyo Institute of Technology, que tem uma sede avançada em Kamanuma para desenvolvimento de construções e atividades com comunidades rurais japonesas. [fonte: Gagriel Kogan – https://revistacentro.org/]

Foi incrível estar presente, entre arquitetos e estudantes de arquitetura, claramente interessados em discutir as práticas arquitetônicas atuais e perceber o quanto esses arquitetos buscam propor uma arquitetura de qualidade, não só estética, mas preocupados com as pessoas que vão utilizar o espaço, respeitando o local, o entorno, a história e meio ambiente. Muitas vezes, eles demoram mais tempo nessa investigação, que precede o projeto propriamente dito.

Não poderíamos deixar de falar sobre o local escolhido para o Seminário:

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia · Rua Alemanha 221 – Jd. Europa, São Paulo, Brasil.

O Museu projetado por Paulo Mendes da Rocha com jardins de Burle Marx foi inaugurado em maio de 1995, com o objetivo de divulgar os mais diversos segmentos da arte, priorizando a escultura e os suportes tridimensionais.

No primeiro dia, ainda pudemos conferir a exposição: ‘Torções’, com obras do escultor Ascânio MMM, que aparece nos vídeos.

Enfim, foi uma experiência ímpar encontrar tantos amantes da boa arquitetura.

Por Lie Kimura

Artigos Relacionados